Pouca gente no Brasil conhece o conceito de setor 2.5. Menos gente ainda sabe que, além de crescente, o setor econômico traz grandes retornos financeiros por meio da fidelização de um consumidor cada vez mais consciente social e ambientalmente tanto no mercado doméstico quanto internacional. É para divulgar e sensibilizar acerca da importância do Setor 2.5 que a Îandé Projetos Especiais se juntou à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para lançar o estudo “Os desafios e as oportunidades para empresas de impacto no mercado internacional”. O lançamento será on-line na próxima quarta-feira, 19, a partir das 11 horas.
A diretora da Îandé Projetos Especiais, Roberta Ramos, conta que o estudo entrevistou dez empresas de impacto, as chamadas 2.5, um meio termo entre terceiro setor e a atividade empresarial meramente mercantil. “Negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que produzem resultado financeiro positivo de forma sustentável. Ou seja: são negócios que fazem o bem para a sociedade e para o planeta, sem abrir mão do resultado financeiro”, explica, ressaltando que no Brasil 70% das empresas desse setor estão no ramo de serviços, 51% têm menos de um ano de operação e 45% são administradas por mulheres.
Mercado crescente
Uma pesquisa produzida pela Global Impact Investing Network indica que o setor 2.5 já movimenta mais de US$ 715 bilhões no mundo, número que tende a crescer nos próximos anos. “Existe um mercado crescente, aqui e lá fora. As agendas sociais e ambientais têm ganhado força, puxadas por países como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido”, avalia Roberta.
Das entrevistas, somadas à pesquisa realizada para o Estudo, foram destacados desafios e oportunidades para empresas do ecossistema de impacto. Entre os desafios enfrentados, destaque para a dificuldade ao acesso a recursos para investimento pelo desconhecimento dos caminhos. “Todos os anos, recursos para inovação sobram em agências de fomento porque as empresas não sabem como chegar até eles”, alerta Roberta, ressaltando que a Îandé auxilia empresas inovadoras nesse processo, independente de porte ou atuação.
Outros desafios detalhados no Estudo são: desconhecimento sobre o próprio impacto; dificuldade de comunicação do impacto gerado; problemas logísticos para exportação; entre outros. Já as oportunidades estão na crescente demanda internacional por meio da disseminação das agendas ambiental e social; a fidelização dos consumidores conscientes, camada cada vez mais relevante do cenário mundial; entre outras. “O estudo foi criado para servir de base para o desenho de uma agenda junto à CNI e ao Sebrae. Porém, a ação propõe ir muito além, contribuindo para que empresas do segundo setor possam desenvolver esse olhar de impacto e também para que as empresas do ecossistema de impacto possam olhar para o mercado internacional como uma forte possibilidade de desenvolvimento dos seus negócios”, conclui Roberta.
Participaram do Estudo as empresas Eyxo, Insecta, WTF! School, Valora, Humanizadas, Fashion Masks, Dobra, Artemisia, Social Good Brasil e Nano Scoping.
AGENDA
Lançamento do estudo: “Os desafios e as oportunidades para empresas de impacto no mercado internacional”
Data: 19/05/2021
Horário: 11 horas
Fonte: https://www.curtanegocios.com.br/2021/05/19/empresas-que-fazem-bem-para-o-mundo/